
sábado, 5 de junho de 2010
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Pode o movimento organizado e articulado, o sentido instituído e socialmente institucionalizado, romper uma cadeia de repetições e oferecer uma chance à incorporação de algo realmente novo?
Seria justamente essa repetição e o conseqüente desgaste de seus elementos componentes (movimentos já conhecidos, idéias já experimentadas, repertórios já consagrados) os fatores determinantes para a criação de uma nova percepção?
DANÇA
Toda doença começa a partir da mente e tem seu desenvolvimento no corpo.
Uma oportunidade de conhecer os limites e as possibilidades do corpo e da alma.
A liberdade que a dança traz, a paz de espírito, a musica combinada com os movimentos corporais, assim como a capoeira me traz.
Melodia. Ruído.
Corpo e mente significante. Integração do realismo fantástico para o homem que necessita da arte para viver.
A capoeira pode ser um movimento, um jogo ou uma brincadeira. Arte.
Universo possível, corpo, alma... Luz... Cor...Intensidade, felicidade.
Qual a inquietação em relação a contração e expansão na dança?
Delicadeza e força sublimes são todas as formas da dança.
A dramaturgia tem que parar de constatar tanto e propor saídas. (Salomão).
Quanto tempo temos para tirar as mascaras de racionais puros? Todos.
Espiral no meio do caminho da contração e extensão.
A linguagem verbal que não está fisicamente associada à dança, pode ser contemplada na mesma em forma de pensamento, que resulta na expressão corporal, fazendo ambos parte deste universo essencial da comunicação.
O encantamento da dança.
A dança é o espelho da filosofia.
Corpo e mente são únicas, não há separação.
Representação e discurso.
Universo! Assim como o universo, a dança não possui limites e a teoria da expansão pode ser aplicada a ela outra teoria interessante é do infinito interior, que pode ser visto como expansão para um mundo interior até então desconhecido.
O objetivo da dança é abraçar o maior numero de pessoas através do movimento e do visual. Pergunta-se qual seria a principal preocupação do grupo no sentido de divulgação e propostas para a reflexão da platéia?
Como romper com os conceitos muitas vezes tão fixos e fechados da dança? Seria possível contrair e expandir ao mesmo tempo?
Entre pontos que desenham uma oposição, existe um enorme gradiente de complementaridade substancial.
Achei interessante o conceito de construção e o trabalho com os opostos. O ator ou quem usa o meio artístico, tem que estar sempre construindo e desconstruindo.
Corpo e pensamento dialogando para novas idéias e referencias, constituintes de espaço de troca, pesquisa e apropriação.
Um corpo em movimento não necessariamente significa dança para quem observa estes movimentos.
Capoeira é dança, luta, filosofia, é a arte de se libertar fisicamente e espiritualmente.
FILOSOFIA
Para que serve o corpo?
(Re)encantamento. (Re)carregar-se. (Re)vitalizar. (Re)criação.
A arte não é distinta e sim integrada.
A filosofia cria, mas também destrói conceitos.
Tese, antítese, síntese.
Exercício físico da mente.
Ondulações arrítmicas da necessidade do novo.
Freqüente confronto com a harmonia.
Rever conceitos também é criá-los novamente.
Percepção estética rege a contemporaneidade.
Representação = discurso.
Silêncio de suspiro profundo.
Se você balança com muita violência, a máscara cega.
Um corpo com máscara se organiza como um pensamento organizado e mascarado? Não, mas os dois podem se movimentar.
Reencantamento. A arte como instrumento de ação, ainda tem muitas coisas a serem ditas.
Organizar os opostos, não eliminaria as tenções?
A integração dos opostos não provocaria o “fim” da tensão inerente à própria vida?
Filosofia corporal? Filosofia mental? Movimento Corporal? Movimento Mental?
O senso da verdade é o melhor estimulo para emoção, imaginação e criatividade.
A surpresa e o assombro de ver a si mesmo refletido nos pensamentos do outro.
Até que nível o sentimento e a intuição interferem no pensamento lógico e racional, positiva ou negativamente?
Tudo que é mascarado é porque um dia já foi exaltado.
Como estudar a imaginação?
È necessário a fuga da realidade?
O real nos leva a fantasia. A verdade absoluta aos olhos do outro pode ser visto como uma máscara.
A única verdade absoluta é a dúvida a respeito da verdade.
O senso da verdade é o melhor estímulo para emoção, imaginação e criatividade.
Lentamente, mas a seu tempo, caminhamos para associação e não secções. O processo de separar, re-especializar em determinadas áreas, foi necessário.
Agora – somar de novo. Corpo+mente+espírito. Porque nunca houve separação na essência. E a essência é que move o universo. È o que é o universo. Movimento no átomo, Deus (movimente) ocupa o vazio – espaço entre prótons, nêutrons, elétrons, causando o todo, o tudo.
A consciência do que é real, é real. Mas é preciso ter a consciência que o real é a criação do imaginário.
Reencantar novamente. A importância de se reencantar.
Tudo contém filosofia; contração e expansão às vezes; talvez mais queda e recuperação.
Quando falamos de dialética para Borges é o mesmo conceito de dialética de Sócrates?
Prestar atenção no pensar.
È interessante observar que estas três vertentes: filosofia, dança e literatura estão intimamente ligadas ao pensamento não como produtoras, mas como produtos.
LITERATURA – BORGES
Achei interessante a idéia do Aleph, porem achei difícil “ter que” criar. inquietações que coubessem em cada uma delas. Acredito que se estamos problematizando os opostos, separar as inquietações em Aleph me deu a sensação de que cada ponto está, ou é diferente do outro. Será? As questões de 1 ponto são diferentes dos outros?
A comunicação permeia todos os universos apontados pela leitura do texto produzido como resultado de uma dialética entre filosofia (pensamento), dança (arte-expressão) e literatura (linguagem).
...nunca haverá uma porta.. Está dentro. Nem muro externo, nem secreto centro...
Nomeação das coisas: até que ponto é bom ou ruim? Influencia.
Os opostos, a máscara que aponta outro olhar.
Descobrir uma nova forma de pensar.
Pensar e viajar.
O certo e o errado só depende de como e de que ângulo olhamos.
Liberdade de expressão?
O Aleph com a perda.
A literatura dança em oposição ao linear do pensamento taxativo da sociedade.
Construção e desconstrução.
Tem uma organização que não conseguimos separar o real da fantasia.
Realismo fantástico. Condição natural imposta ao homem.
Necessidade de sentir arte.
Fantasia, o escape do real humano.
Dramaturgia.
A precisão de olhar mais longe estando cego.
O Aleph seria uma caixa de Pandora?
A verdade absoluta nada mais é do que uma máscara.
Hoje é dia de conhecê-lo melhor.
A fantasia se torna real quando lhe depositamos o devido sentido.
A verdade absoluta é criada a partir do imaginário.
O registro de uma impressão ou percepção a respeito do mundo que o cerca.
Infinitas possibilidades entre dança e literatura.
O mundo não é feito de fantasia e sim de realidade.
Certezas...Incertezas, composições e expansão de territórios para expressão e idéias sobre o corpo.
No mundo dos sonhos eu sonho realidade e no mundo da realidade desejo sonhos.
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