Este é um espaço de compartilhamento de idéias e textos do processo de pesquisa em andamento por Fernando Machado e a StacaTToSPciaDança. O projeto é apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade de SP, por meio do programa de Fomento á Dança 6ª Edição.



quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Por que ler Borges?

Por que ler Borges é uma questão que não tem a sua melhor resposta na vida do escritor argentino – que não viveu exatamente uma existência cheia de acontecimentos (ainda que tenha sido repleta de situações particulares). Porque a passou, de fato, em meio à escuridão da cegueira e ao silêncio das bibliotecas, daí a exuberância, não compensatória, mas proporcional (mesmo se inversamente), de sua obra.

Dizer que ela é labiríntica é repetir im clichê. Talvez valha a pena, então, ressaltar outros de seus múltiplos aspectos: a clareza da construção das frases, a brevidade, o humor, à mistura da erudição e fantasia, de poesia antiga e literatura policial. Porque ler Borges, afinal, é sempre ler, mesmo quando se relê: Borges é tão plural em sua obra quanto foi singular em sua vida.

Por tudo isso, este livro é uma pequena grande síntese de um dos nomes mais fundamentais da literatura mundial. Mesmo porque, nada é mais Borgeano do que cada nova geração de leitores empreender sua própria leitura do grande escritor – ou viver o prazer de revisitá-lo, como a um velho amigo.


Ana Cecília Olmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário